27/10/2025
O AMD Threadripper já nasceu para ser ousado. Quando foi apresentado ao mercado, a proposta era clara, entregar desempenho extremo para profissionais que precisavam de mais do que um processador convencional poderia oferecer. Desde então, a AMD evoluiu essa linha e hoje os Threadripper PRO são referência para workstations de alta performance, competindo diretamente com os processadores Xeon da Intel.
E será esse o assunto desse post. Vamos listar as principais características do processador Threadripper para entender melhor a potência que essa CPU oferece para seus usuários. Falaremos sobre os modelos, quantidade de núcleos, memória cache, frequência, conectividade, suporte aos sistemas operacionais e consumo de energia. Ficou curioso sobre o assunto? Então, não perca a leitura!
A geração atual traz os modelos Threadripper PRO 7945WX, 7975WX, 7985WX e 7995WX, oferecendo entre 12 e 96 núcleos, com até 192 threads simultâneas.
Diferente dos modelos antigos, que se dividiam em linha X e WX, agora o foco é totalmente no segmento profissional (PRO). Isso significa suporte expandido, mais conectividade e recursos corporativos que fazem toda a diferença em estações de trabalho avançadas.
A AMD segue se destacando em contagem de núcleos, e o exemplo mais impressionante é o Threadripper PRO 7995WX. Ele oferece 96 núcleos e 192 threads baseados na arquitetura Zen 4, um nível de processamento sem concorrente direto no mercado.
Essa estrutura massiva garante desempenho extraordinário em áreas como renderização 3D (Cinema 4D, Blender, Maya), edição e pós-produção de vídeo (Premiere e DaVinci Resolve), simulações científicas e de engenharia, além de treinamento e inferência em inteligência artificial.
No entanto, é importante ressaltar que o alto número de núcleos nem sempre significa mais eficiência em todos os cenários, já que apenas softwares altamente otimizados conseguem explorar todo esse potencial. Sendo assim, para usuários com demandas mais comuns, os modelos intermediários, que variam entre 24 e 64 núcleos, já entregam performance muito além do necessário, oferecendo um equilíbrio sólido entre custo e potência.
A cache é uma memória de alta velocidade que fica dentro do processador para armazenar informações primárias calculadas durante a execução de aplicações. Em tese, quanto maior a memória cache de um processador, maior vai ser a quantidade de dados que ele consegue armazenar sem usar a memória RAM. Consequentemente, seu desempenho vai ser melhor.
A linha PRO traz caches enormes para acelerar o acesso a dados. No modelo 7995WX, são 384 MB de cache L3, além de cache L2 aumentado por núcleo. Essa característica garante que tarefas que dependem de acesso massivo a grandes volumes de dados, como bancos de dados, simulações físicas e workflows criativos rodem de forma muito mais eficiente.
A frequência, medida em hertz, indica quantas ações um processador consegue executar por segundo. Cada ação por segundo significa 1 hertz. Dessa maneira, um núcleo de 3 GHz executa 750 milhões de ações por segundo. Portanto, quanto maior for a frequência de um núcleo, mais rápido ele terminará de executar as suas tarefas.
Com base na litografia TSMC 5nm FinFET e arquitetura Zen 4, os Threadripper PRO 7000WX entregam frequências base de até 4.0 GHz, alcançando 5.1 GHz em boost, dependendo do modelo.
Isso significa que além da força bruta em núcleos, os processadores também brilham em tarefas que exigem alto clock por núcleo, garantindo ótimo desempenho tanto em cargas paralelas quanto em aplicações que dependem de single-core.
A nova geração de processadores AMD Threadripper é baseada no socket sTR5, desenvolvido especialmente para a arquitetura Zen 4, e oferece suporte ao padrão PCIe 5.0, com até 128 lanes de comunicação, o que garante largura de banda massiva para múltiplas GPUs, SSDs NVMe de última geração e placas de expansão. Essa capacidade torna os Threadripper ainda mais eficientes em ambientes que exigem altíssimo throughput, como renderização profissional, IA e simulações complexas.
No que diz respeito à memória, os modelos atuais suportam DDR5 em configuração de oito canais (octa-channel), permitindo taxas de transferência muito mais rápidas e estáveis. As plataformas compatíveis podem alcançar até 2 TB de RAM DDR5 ECC Registered, o que posiciona a linha Threadripper como uma solução para workstations profissionais que precisam lidar com bancos de dados massivos, edição em altíssima resolução e cargas de trabalho de ciência de dados.
Atualmente, os processadores AMD Ryzen Threadripper PRO 7000 WX-Series (Zen 4) oferecem suporte oficial e otimizado para o Windows 11 e versões mais recentes do Windows 10, garantindo compatibilidade total com recursos de segurança, gerenciamento e desempenho exigidos nas Workstations.
Saber o consumo é importante para que o usuário tenha em mente o tanto de calor que ele precisa dissipar ao montar o computador ideal. Caso o processador não tenha a dissipação correta, podem ocorrer interrupções de energia, causando o desligamento do computador ou, até mesmo, a queima dos componentes.
O TDP (Thermal Design Power) dos novos modelos pode chegar a 350W no 7995WX, exigindo coolers líquidos ou soluções avançadas de resfriamento. Apesar disso, o processo de 5nm garante eficiência muito superior às gerações anteriores, com desempenho por watt extremamente competitivo em relação à Intel.
Portanto, ao adquirir um Threadripper, tenha certeza de escolher um gabinete grande, que vá comportar um cooler capaz de resfriá-lo.
Conclusão
Os novos AMD Ryzen Threadripper PRO 7000WX consolidam a linha como a mais poderosa opção para profissionais que dependem de performance máxima.
Com até 96 núcleos, 192 threads, suporte a 2 TB de RAM DDR5 ECC e 128 lanes PCIe 5.0, eles são a escolha definitiva para quem precisa reduzir o tempo de renderização, processar dados em larga escala ou executar cargas de trabalho críticas com estabilidade total.
E se você está pensando em investir em uma máquina que realmente faça a diferença no seu trabalho, não precisa decidir sozinho. Aqui na Razor, montamos workstations personalizadas, otimizadas para cada tipo de projeto, sempre com foco em oferecer o máximo de desempenho e estabilidade. Fale com um dos nossos consultores!
Soluções customizadas de hardware para sua necessidade.
FALAR COM ESPECIALISTA