10/12/2020
 
				Qual o melhor processador para V-Ray? Intel ou AMD?
A Intel recentemente lançou uma nova geração de processadores desktop para consumidores: a família Intel Core de 10ª Geração. Historicamente, esta linha de produto da Intel tem oferecido altas velocidades de clock com quantidade de núcleos moderada, porém a Intel tem aumentado o número de núcleos estáveis a cada geração. Para ter uma ideia do potencial dessa nova geração, vamos testar os modelos Core i9 10900K, Core i7 10600K e o i5 10600K.
Neste artigo, vamos ter o foco na comparação da nova geração Intel Core com a geração anterior e com outros processadores disponíveis no mercado. As comparações serão na performance de renderização com CPU no V-Ray, então estamos utilizando os testes gratuitos da Chaos Group: V-Ray e V-Ray Next. Mais informação sobre estes testes estarão disponíveis nos detalhes dos testes.
Se você preferir pular os testes e as informações das configurações de teste, pule direto para a conclusão.
Listamos abaixo as especificações dos sistemas utilizados nos testes:
 
 
 
O teste V-Ray Next Benchmark mede performance de sistema utilizando linhas de processamento de placa de vídeo e de processador.
O objetivo não é a performance de placa de vídeo, então os resultados que dependem exclusivamente de placas de vídeo estão omitidos. Porém, no V-Ray Next o processador pode contribuir para a performance até no modo de renderização por GPU, então para julgar como os processadores se comparam nessa situação, foi incluída a contribuição do CPU a esta pontuação (após remover a porção da GPU). Ainda foi utilizada a versão anterior do V-Ray Benchmark como um ponto adicional de comparação, porém com a exclusão dos resultados da placa de vídeo.
 
Como o número de processadores nessa bateria de testes é alto, vamos codificar as cores por processador para facilitar a visualização:
No modo de GPU, a GeForce RTX 2080 Ti também foi incluída (em verde) como um ponto de referência para mostrar como essas CPUs comparam a uma placa de vídeo na mesma linha de renderização.
 
Gráfico disponibilizado pela Puget Systems
 
Gráfico disponibilizado pela Puget Systems
 
Gráfico disponibilizado pela Puget Systems
A Intel melhorou consideravelmente a performance de renderização quando se compara a sua geração anterior, com o Core i9 10900K estando na média 20% mais rápido no V-Ray do que o i9 9900k que está substituindo – e até rivalizando ou ganhando do Core X i9 10900X. Similarmente o novo Core i7 10700K vence o i7 9700K e se iguala ao i9 9900k com um preço menor.
Entretanto, os processadores AMD Ryzen igualmente ou mais núcleos a um preço similar – com muito mais núcleos na sua linha Threadripper. Dado a quão boa é a renderização multi-núcleos, a AMD lidera na maioria dos pontos de preço, menos na linha do Core i7 10700K e o Ryzen 7 3800X que parecem estar bem similares.
Quando chegamos na renderização por CPU em V-Ray, o número de núcleos em processadores é um fator enorme – e a AMD oferece mais núcleos pelo seu dinheiro na maioria dos pontos de preço. Um ótimo exemplo disso é como o AMD Ryzen 9 3900X de 12 núcleos foi superior ao novo Intel Core i9 10900K de 10 núcleos.
Enfim, o texto acima consiste em uma tradução de uma matéria publicada no site da Puget Systems sobre qual é o melhor processador para V-Ray, e para que haja uma melhor compreensão em língua portuguesa foram realizadas algumas alterações quanto a gramática e concordância. Portanto, caso deseje consultar a publicação na íntegra, ela se encontra disponível na página da Puget Systems: V-Ray CPU Rendering Performance: Intel Core 10th Gen vs AMD Ryzen 3rd Gen.
Então, curtiu o texto sobre qual é o melhor processador para V-Ray? Se você quer encontrar a Workstation ideal para suas necessidades profissionais, entre em contato conosco.
 
				Soluções customizadas de hardware para sua necessidade.
FALAR COM ESPECIALISTA