Blog da Razor Arquitetura e Construção História dos Softwares: O AutoCAD e as contribuições para as engenharias e arquitetura

História dos Softwares: O AutoCAD e as contribuições para as engenharias e arquitetura

29/05/2020

O AutoCAD é um dos principais softwares de design e desenhos técnicos, amplamente utilizado por profissionais em todo o mundo para projetos precisos e detalhados. Mas você sabe como ele ganhou esse reconhecimento no mercado mundial?

Como surgiram os CAD’s?

Para entender a origem dos CADs, voltamos a 1861. O químico francês Alphonse Louis Poitevin descobriu um processo que usava luz solar e um elemento químico presente em gomas de mascar. Este processo possibilitava reproduzir desenhos originais de arquitetos. 

Ao criar uma cópia negativa do desenho, chamada blueprint, as linhas pretas ficavam brancas e os espaços azulados, permitindo cópias fiéis dos projetos arquitetônicos.

No ano de 1936, o britânico Alan Turing criou uma máquina que levou o seu nome. Essa máquina serviu de base para os futuros computadores. Entre as décadas de 1940 e 1950, engenheiros desenvolveram o mainframe, um computador de grande porte para processamento de informações. Em 1955, avançaram ainda mais ao substituir os tubos de vácuo por transistores, tornando o processamento de dados muito mais rápido.

Os primeiros CADs (Computer Aided Design – Desenho Assistido por Computador) surgiram em meados da década de 1950, quando engenheiros buscaram softwares para auxiliar seus projetos.

Na década de 1960, o cientista de computadores Douglas Taylor Ross (1929-2007), fez parte de projetos que foram responsáveis pelo desenvolvimento do CAD. Criaram a sigla CAD em sua homenagem, devido à importância de seu trabalho.

Os Primeiros Passos do CAD:

Mal sabia Douglas que essa tecnologia iria se tornar tão importante no futuro. Nessa época muitos profissionais da área de construção e programação enviaram seus colaboradores para entender melhor sobre o desenvolvimento de CAD. 

Naquele contexto histórico, a realidade de se ter um computador em casa era algo fora do alcance da maioria da população mundial, desta forma, se encontrou em grandes empresas do setor automobilístico e aeronáutico o dinheiro necessário para investir em computadores capazes de desenvolverem softwares. 

Tem-se como exemplo de empresas que desenvolveram softwares a General Motors, Renault e a Boeing. Dois dos primeiros CADs criados foram o Sketchpad e o CATIA, o primeiro deixava o projetista utilizar uma caneta para desenhar no monitor, semelhante ao que encontramos hoje em mesas digitalizadoras. Já o segundo foi criado na década de 1970 pela Dassault Systèmes.

Outro nome importante para o desenvolvimento dos CAD’s é o do cientista da computação Dr. Patrick J. Hanratty, que utilizou os laboratórios da General Motors em 1961 para ajudar a programar o DAC – Design Automated by Computer. No ano de 1971 Patrick apresentava o software base para os futuros CAD’s chamado ADAM – Automated Draftting and Machinery. Atualmente, estima-se que 90% dos softwares disponíveis no mercado contam com o ADAM em sua programação.

 

A origem do AutoCAD

Foi quando ocorreu o “boom” no desenvolvimento de CAD’s, na década de 1980, que surgiu através da empresa Autodesk de John Walker, o software chamado COMDEX (primeiro nome do AutoCad). Em 1982, os desenvolvedores apresentaram o projeto do COMDEX à IBM para obter mais investimento e popularidade para o software.

Primeiramente o AutoCad tinha um desempenho pouco satisfatório, sendo difícil desenhar e projetar dentro dele. Com o tempo, aprimoraram o AutoCAD, e seu desempenho melhorou com o desenvolvimento do MS-DOS e, posteriormente, do Windows.

No ano de 1986 foi realizada a primeira revolução dentro do software. Em sua versão 2.1 era possível projetar e desenhar em 3D. Já em 1987 nasce o menu pull-down, tornando-se mais interativo com seus usuários na sua release 9.0.

Na release 10.0, aprimoraram os comandos 3D, tornando-os mais eficientes. Além disso, criaram o User Coordinates System (UCS), um sistema de coordenadas ainda utilizado hoje.

No ano de 1992 é lançada o AutoCad Release 12 para o MS-DOS. É a partir desta atualização que o software se firmou como um dos principais softwares para realizar projetos e desenhos. Nessa versão ele passa a ter caixas de diálogos. Antes disso, os usuários executavam ações no software por meio do prompt de comando.

Lançada para Windows em 1993, a Release 12 adicionou mais funções às barras de ferramentas. Além disso, a versão Light permitiu o uso do AutoCAD em computadores mais simples.

A Evolução do AutoCAD: Novos Recursos e Consolidação no Mercado

Em 1997 é lançada uma versão do AutoCad tida como uma das melhores, pois era constituída como uma mistura das versões R12 e R13, sendo estável e contendo todas as melhorias. A partir dessa versão a AutoDesk decidiu manter o software apenas para o sistema operacional Windows e deixou de lado outros sistemas como Unix e MS-DOS.

Assim, as versões subsequentes seguiram avançando e trazendo cada vez mais melhorias, como um processo de renderização mais facilitado, comandos de zoom e aplicação de matérias se tornaram melhores. Graças a estas ferramentas e sua qualidade de uso que o AutoCad atualmente é um dos programas mais utilizados e recomendados pelos profissionais que o utilizam.

Ainda, no ano de 2007 a empresa Autodesk realiza uma cerimônia para entregar a cópia número 8.000.000 do software AutoCad. Em 2010, a Autodesk lançou a ferramenta ReCap, permitindo que os usuários utilizassem fotos do mundo real para projetar no AutoCAD e compartilhar dados entre engenheiros e arquitetos. Houve, também, a evolução do blueprint para o desktop e hoje há o avanço de compartilhar projetos através da nuvem.

Conclusão

Portanto como vimos, o AutoCad tem uma história longa até chegar ao software que conhecemos hoje. Dentre os principais recursos dele, o AutoCad destaca-se por possibilitar a criação de objetos em 3 Dimensões e a alternativa de poder movimentá-los em diversas posições.

Também, o AutoCad permite o usuário explorar com detalhes e qualidade o interior de casas, carros. Além disso, o software executa cálculos estruturais com velocidade e exatidão, assim como, pode interpretar desenhos e projetos e desta forma evitar possíveis erros.

Definitivamente são todas estas possibilidades e a qualidade com que são oferecidas que o AutoCad é um dos principais CAD’s utilizados por engenheiros e arquitetos. 

AutoCAD

Então, gostou de saber um pouco mais sobre o uso do software AutoCad?

Se você deseja ter o máximo de desempenho em seu trabalho no AutoCad, nossas workstations são feitas para atender a demanda de profissionais como que necessitam de equipamentos que cumpram a necessidade de rodar com qualidade e performance seus softwares.

Que tal entrar em contato com um de nossos colaboradores e pensar qual a workstation perfeita para sua necessidade de desenhos e projetos?

assine a nossa

NEWSLETTER

e receba conteúdos como esse

logo da razor computadores

Foque no seu trabalho, nós proporcionamos o hardware ideal para seus projetos!

Soluções customizadas de hardware para sua necessidade.

computador razor
Posts Relacionados